Dicas Técnicas

Voltar

Dicas de manutenção para esquadrias em alumínio.

As esquadrias de alumínio possuem grande longevidade devido á resistência à corrosão, um atributo do alumínio que se complementa aos tratamentos de superfície, como anodização ou pintura eletrostática. Para manter sempre sua esquadria em pleno estado de funcionamento é necessário seguir algumas dicas importantes de manutenção e conservação.

1) As janelas e portas de correr exigem que seus trilhos inferiores sejam constantemente limpos, para se evitar o acúmulo de poeira, que, com o passar do tempo, vão se compactando pela ação de abrir e fechar, transformando-se em crostas de difícil remoção, comprometendo o desempenho das roldanas e exigindo sua troca precoce.

2) A limpeza das esquadrias, como um todo, inclusive guarnições de borracha e escovas, deverá ser feita com uma solução de água e detergente neutro, a 5%, com auxílio de esponja ou pano macio, nos seguintes intervalos de tempo: no mínimo a cada 12 meses em zona urbana e rural e a cada 3 meses em zona marítima e industrial.

3) Não se deve utilizar nas esquadrias produtos que contenham ácido clorídrico, ácido nítrico e hidróxido de sódio, normalmente utilizados na limpeza de ladrilhos.

4) Não usar, em hipótese alguma, fórmulas de detergentes com saponáceos de qualquer espécie, ou outro qualquer abrasivo nem sequer esponjas de aço.

5) Todas as articulações e roldanas trabalham sobre uma camada de nylon auto lubrificante, razão porque dispensam qualquer tipo de graxa ou óleo. Não devem ser aplicados às esquadrias produtos derivados de petróleo (silicone, vaselina, removedor, thiner, etc). O uso de tais produtos, num primeiro instante, pode deixar a superfície mais brilhante e bonita. Porém, em sua fórmula existem componentes que vão atrair partículas de poeira que agirão como abrasivo, reduzindo, em muito, a vida do acabamento superficial do alumínio. De outro lado, os derivados de petróleo, podem ressecar plásticos e borrachas, fazendo com que percam a sua ação vedadora.

6) Limpe os drenos existentes nas esquadrias para evitar o cúmulo de sujeira que impeça o escoamento da água, o que pode ocasionar eventuais infiltrações.

7) As esquadrias de alumínio não podem entrar em contato com cimento ou cal.

8) Deve-se tomar cuidado para retirar a argamassa, não esfregando o lugar afetado, pois a areia irá atritar o alumínio pintado ou anodizado. Para limpeza deve-se ir jogando água e esfarelando com o dedo somente no lugar afetado.

9) Antes de executar qualquer tipo de pintura, seja com utilização de tinta a óleo, látex ou cal, tomar o devido cuidado de proteger as esquadrias com fitas adesivas de PVC. Evite a utilização de fitas tipo ‘crepe’. Esta fita costuma manchar a esquadria quando em contato prolongado. Remover a fita protetora imediatamente após o término da pintura. Na composição de sua cola existem ácidos e produtos agressivos que em contato prolongado com as esquadrias podem danificá-las. Caso haja contato com a esquadria, limpar imediatamente com um pano umedecido em água e detergente neutro.

10) Para remover arranhões ou manchas, se forem leves, usar cera de polir automotiva do tipo Grand Prix. Se persistirem os arranhões e manchas, utilizar a massa de polir nº 2.

11) As janelas foram projetadas para correr suavemente e não devem ser forçadas, caso ocorra alguma falha no funcionamento, um técnico deve ser acionado.

12) Evite pancadas na superfície das esquadrias, assim como utilizá-las como apoio para escadas e outros objetos.

13) Nunca force as janelas deixe-as correr suavemente.

14) Nunca force os trincos.

15) Não remova, em hipótese alguma, as borrachas ou massas de vedação. Isso poderá ocasionar infiltrações.

16) Não utilizar objetos cortantes ou perfurantes para auxiliar na limpeza de “cantinhos” de difícil acesso. Esta operação poderá ser feita com o auxílio de um pincel de cerdas macias embebido em solução de água e sabão neutro.


Veja outras dicas
Tiki